sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Post Inicial

Como alguns já sabem pelo meu outro blog Diz que não gosta de música clássica para além deste tipo de música gosto também muito de música popular de expressão portuguesa e francesa.

Não é que não aprecie a música popular anglo-saxónica mas, sem chauvinismos ou pretensas defesas da língua ou da cultura acho que esse tipo de música já tem promoção suficiente e espaço suficiente nesta nossa blogosfera quanto mais não seja nos Hi5 desta vida, com o devido respeito e vénia.

A decisão de começar este novo blog precisamente no inicio do ano está obviamente relacionado com uma daquelas promessas de Ano Novo. O que vou aqui procurar partilhar convosco são todas as canções, todos os artistas, cantores e poetas de que gosto.

Incluirei também a língua espanhola e italiana neste conjunto porque embora conheça muito mal a música desses países há algumas coisas de que gosto muito e em todo o caso será também uma ocasião para passar a conhecer melhor.

Para inaugurar este blog tinha várias hipóteses todas elas com as suas razões de ser. Poderia começar com a primeira canção de que me lembro da minha infância. "La Bohéme" de Charles Aznavour. Lembro-me de pedir à minha mãe que a colocasse no gravador de K7 e de lhe chamar "La Fenêtre", com 5 anos soava-me melhor ... Poderia também começar com Elis Regina e aqui estaríamos a falar de Águas de Março que ouvi vezes sem conta. Poderia ainda começar com o nosso enorme poeta Ary dos Santos e aí falaria-vos de Estrela da Tarde certamente, ou Amália e nesse caso Foi Deus. Poderia também começar com Piaf e La Vie en Rose ou Brassens e "Les Copains d´abord". Ou podia ser Brel ... e aí haveria ainda um embaraço na escolha da canção.

Só podendo ser um escolhi Jacques Brel sem outra razão que não fosse por hoje estar para aí virado.

2 comentários:

  1. Já vi que a Brel se segue Brassens. Gostos que partilho inteiramente. Longa vida ao Blogue.

    ResponderEliminar
  2. Pois, Brel, Brassens, Vian, Ferré, Piaf, ... A verdadeira idade de ouro da música de expressão francesa, não querendo parecer um daqueles velhos do Restelo mas na verdade penso que o que se faz hoje em França em termos de música popular está a anos luz da qualidade destes ...

    ResponderEliminar